FACEBOOK PAPÉIS    ATENDIMENTO ONLINE

Newsletter: Receba as novidades!

EU AMO PAPEL

Gerao Distribuda a partir do biogs est sendo implantada no Paran

05/12/2017 -

Projeto criado pelo CIBiogás prevê instalação 19 biodigestores

A geração de energia limpa pelo próprio consumidor já é uma realidade no Brasil e no mundo. Além de alavancar o uso de energia renovável, os sistemas instalados para micro e mini geração de energia favorecem a matriz energética mundial. Aos poucos esse tipo de sistema vem ganhando espaço e transformando regiões onde antes a energia elétrica era escassa.

Atualmente a maior parte dos projetos de geração distribuída partem da energia solar fotovoltaica, onde sistemas são instalados em telhados de residências e comércios. Porém como as novas tecnologias, os equipamentos também estão encontrando outros meios como a energia gerada a partir do biogás.

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) está fazendo um experimento na região oeste do Paraná, no Brasil. O projeto se trata de um arranjo técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir de biogás, que por sua vez é produzido pela biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais da região.

O projeto criado pela instituição ainda está em fase de execução. A expectativa é que 19 biodigestores sejam instalados em 19 propriedades rurais no total. O investimento está orçado em 19 milhões de reais e as licitações para dar andamento no projeto já estão em processo. O projeto terá uma rede coletora de biogás de 22 km interligando as propriedades produtoras e também contará com uma minicentral termoelétrica de 480kW de potência instalada.

Através do projeto, o CIBiogás pretende diminuir as perdas sistêmicas, aliviar a sobrecarga, implantar o sistema com mais rapidez do que um sistema tradicional, ter menor burocracia tanto política como ambiental durante a implantação, levar energia elétrica para áreas de difícil acesso e também reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Porém apesar dos inúmeros benefícios, a instituição também destacou alguns desafios que a geração distribuída a partir do biogás ainda enfrenta para se consolidar no país. Dentre os obstáculos estão a dificuldade legislativa de trabalhar com prefeituras, aspectos tributários, falta de profissionais especializados, falta de incentivos tributários e os impostos ainda não isentos no estado.


Fonte: Celulose Online

  • Contato WG Papéis
  • Parceria Ibema WG
  • Atendimento WG Papéis

SUGESTOES WG

WG EXPRESS

WG CLASSIFICADOS

BLOG WG PAPÉIS