Nóticias do Papel

Tambor Descascador Valmet EasyTyreTM é peça chave para separação de biomassa

No processo de fabricação de papel e celulose, a área de preparo de madeiras é responsável pelo manejo da matéria-prima, assegurando que os cavacos de madeira sejam fornecidos com qualidade até a área de cozimento.

Nesse processo de geração de cavaco, antes da madeira ser processada no picador, o Tambor Descascador Valmet EasyTyreTM exerce a função de retirar materiais não desejáveis ao processo de cozimento.

Assim, a casca que possui baixa branqueabilidade – mas elevado potencial calorífico – é retirada da madeira para que seja utilizada como biomassa na obtenção de energia térmica e elétrica.

Em um projeto em Santa Catarina, a Valmet encabeçou o desafio de restabelecer as condições mecânicas de um tambor descascador de 20 anos de operação.

O objetivo foi adequar o processo para as novas condições de matéria-prima aplicando os úlitmos desenvolvimentos da Valmet.

Peça fundamental para a geração de energia no processo florestal, o tambor descascador ValmetEasyTyreTM possibilita a geração de um produto final com melhor qualidade e menos impurezas.

Do ponto de vista mecânico, a ausência desses contaminantes tende a contribuir para o aumento da vida útil dos componentes de picagem, bem como o tempo do fio de corte das facas do picador, e de bombas e cestos e outros elementos posterior ao pátio de madeira.

Por causa do constante contato com toras, casca, areia e pedra, o tambor descascador Valmet EasyTyreTMsofre, anualmente, um desgaste da espessura do casco que deve ser acompanhado pela manutenção.

Neste projeto específico, a Valmet trabalhou com uma espessura do casco em torno de um terço da espessura nominal.

Como consequência dessa perda do dimensional de espessura, trincas e desplacamentos de material começaram a ocorrer no casco do tambor descascador.

Após a realização do serviço e a substituição do equipamento, muitas melhorias puderam ser empregadas e as vantagens começaram a aparecer.

Os reparos conferiram um melhor fluxo de toras dentro do tambor descascador, aumento da disponibilidade da linha e maior facilidade para alinhamento do equipamento.

Fornecido em regime EPC (Engineering, Procurement and Construction), o escopo do projeto incluiu fabricação, entrega e instalação do tambor no cliente.

Considerando todo o projeto incluindo periféricos, a Valmet industrializou mais de 200 toneladas de material.

O aço especificado para o projeto foi fornecido exclusivamente para a Valmet, respeitando todos os requisitos técnicos, uma vez que foi necessário suportar as diferentes cargas dinâmicas submetidas em um tambor descascador, como impacto, torção e abrasão.

Devido às dimensões do equipamento: 22 metros de comprimento e 5,7 metros de diâmetro externo e cerca de 120 toneladas, o transporte da peça exigiu a utilização de uma carreta com 16 linhas de eixo e um total de 128 pneus, além do acompanhamento de carros batedores.

Assim, uma viagem que normalmente levaria 5 horas com um carro normal – dentro das características de fornecimento – demandou, com todo o planejamento,  cerca de 15 dias.

A alta complexidade da tarefa envolveu não apenas o transporte em si, mas uma sofisticada logística da polícia local e rodoviária, empresas concessionárias de telefonia e energia, para eventuais desligamentos/religamentos de energia.

Além da concessionária da rodovia para eventuais trabalhos e deslocamentos de sinalizações que pudessem ter interferência com a carga a ser entregue pela Valmet até o cliente final.

Resultados expressivos

O trabalho realizado e as mudanças mecânicas superaram as expectativas.

Os benefícios puderam ser verificados ao longo de todo o processo produtivo.

Com o novo modelo de tambor descascador ValmetEasyTyreTM,um novo patamar de qualidade de manejo da matéria-prima pôde ser atingido, resultando em uma melhora do fluxo de tora, eficiência na remoção de casca e areia e, como consequência, uma maior da vida útil dos componentes de desgaste do processo.

Isso sem contar a elevada durabilidade do fio de corte das facas e dos componentes de desgaste do picador.

Da redação.

 

Fonte: Celulose Online

CONTATO

SP | RJ | ES

SAIBA MAIS

PARCERIA

IBEMA

SAIBA MAIS

CLASSIFICADOS

WG

SAIBA MAIS

CONTATOS

MAPA DO SITE